AKEEM Music
Gig Seeker Pro

AKEEM Music

Los Angeles, California, United States | Established. Jan 01, 2016

Los Angeles, California, United States
Established on Jan, 2016
Band Electronic Indie

Calendar

Music

Press


"O flerte cibernético de Akeem"

“I wanna scroll down with you”, solta Akeem em sua primeira cantada de amor em tempos de Tinder, para a faixa “Cyber Love”, que marca o lançamento de um projeto autoral e homônimo. O garoto é de Porto Alegre, mas já andou por muitas terras e tocou com outras bandas, do sul do Brasil ao Canadá. Multi-instrumentista, apresentou seu primeiro clipe ao mundo no início dessa semana, com uma realização estética regada de ironia vaporwave e da sonoridade de um garoto indie da Califórnia.

Deleite-se com essa canção ao melhor estilo Windows 95:
https://www.youtube.com/watch?v=L45s2KOu_H4

No elenco musical de “Ciber Love” estão Pedro Petracco (Cartolas), Felipe Kautz (Dingo Bells) e Jojo (Wannabe Jalva). Além do time de talentosos amigos, Akeen teve a colaboração nova-iorquina de Darwin Smith, (da banda Darwin Deez), na masterização de suas duas primeiras composições. Continue essa leitura para entender um pouco das motivações e razões existenciais de Akeem:

Você tem o Darvin Smith como uma referência, certo? O que te chama mais atenção no trabalho dele?
Sim, muito! Desde que conheci suas músicas e clipes em 2009 eu tento sempre trazê-lo de certa forma para meus trabalhos e inspirações. Gosto muito da estética e textura que ele utiliza em suas musicas e clipes. Musicas simples, boas de ouvir e um jeito diferente de dizer/expressar as coisas corriqueiras.

Como aconteceu o contato para que ele masterizasse as suas faixas? Chegou a conhecê-lo pessoalmente?
Ainda não o conheci pessoalmente. O contato foi via e-mail em um momento que tentei varias pessoas da gringa pra agregar no trampo. Ele demorou três meses pra responder, mas quando começamos a falar foi bem massa. Fui o primeiro trampo dele pago sem ser as coisas que ele fazia para seu projeto solo.
Você já tem uma trajetória como instrumentista, inclusive com shows internacionais no currículo. O que lhe motivou a lançar o seu projeto autoral e em inglês?
Vi que o momento de tentar algo sozinho era agora, nenhuma das bandas que estava tocando me satisfazia 100% e eu estava com muitos projetos de sons parados em casa. Vi que na gringa também existe muita oportunidade para qualquer tipo de música e arte.

Qual é o maior desafio dessa nova fase de maior exposição como músico?
Acho que conseguir um espaço no Brasil para começar a trilhar novos rumos. Como o objetivo é internacional, não estar na gringa todo o ano complica, mas a internet esta aí e vamos usar o máximo dela para nos aproximar de tudo e todos.

Você pretende lançar um álbum em algum formato físico? Qual?
Sim! Nosso single “Cyber love” entrará no nosso próximo disco que já começou a ser gravado. O início do lançamento é para o primeiro semestre de 2017.
Acompanhe o Akeem no Facebook e no Twitter e ouça também “Lullaby Of Samba And Goodbyes”, de preferência em um final de tarde de verão, trocando uma ideia com o Devendra Banhart: - Revista Noize


"Akeem Music vai a Califórnia e encontra Mark Foster no clipe de “Cyber Love Pt. II”"

O grupo porto-alegrense Akeem Music foi até a Califórnia para uma turnê ao lado da banda Missing Takes. A passagem dos brasileiros por seis cidades do estado norte-americano foi registrada em um novo clipe, lançado com exclusividade pelo Sobe o Som nesta sexta-feira, 30.

A faixa que ganhou o registro visual foi “Cyber Love Pt. 2”, cantada metade em português e metade em inglês. A música é uma espécie de continuação de “Cyber Love”, lançada no fim de 2016, e – assim como a já revelada “Could You Please?” – integra o primeiro disco do Akeem Music, intitulado The Real Meaning of Revolution, only Astromers Know, com previsão de lançamento para o segundo semestre deste ano.

“As imagens são de várias partes da Califórnia até estradas inóspitas, montanhas gigantescas, praias, pôr-do-sol”, conta o vocalista e guitarrista da banda, Akeem Delanhesi, sobre o vídeo, que foi inteiramente gravado e editado no celular. “A ideia de gravar um vídeo foi para [ser] um mini doc, para registrar esse momento fantástico na minha vida.”

Uma curiosidade do clipe de “Cyber Love Pt. 2” é que o grupo brasileiro, nas andanças pela Califórnia, encontrou o vocalista do Foster the People, Mark Foster. “Fomos falar com ele para tirar uma foto e ele foi muito receptivo, ainda mais quando falamos que estávamos em turnê e que éramos do Brasil”, diz Delanhesi. Foster, inclusive, aparece em uma foto no videoclipe. - Rolling Stone


"Akeem releases his first videoclip, "Cyber Love". A mix between indie and vaporwave."

Coming from the icy lands of Porto Alegre, in Brazil's Rio Grande do Sul, AKEEM, the pseudonym of the musician, multi-instrumentalist and composer Akeem Delanhesi, released his first single and video clip, the sunny "Cyber Love". A mix between Mac Demarco's bubblegum riffs with Jerry Paper's vaporwave aesthetic, bringing a more pop and dance version of the junction between such contrasting references.

In the video clip, AKEEM talks about his digital love straight from within the corrupted operating system  of a computer from the past decade, mixing scenes in low resolution with saturated backgrounds and 3D elements. Alongside his choreography partners, he rehearses a few shy steps while intercalating between electric and acoustic guitar, giving an even more 90's look to the single, which in itself, carries this well defined aesthetic in each timbre. The production reminds some video clips recently released in the global indie scene, such as Unknown Mortal Orchestra's "Multi-love" and Tame Impala's "Cause I'm a Man".

"Cyber Love" is the project's first single and counts with the participation of musicians Pedro Petracco, from the Band Cartolas, Felipe Kautz from Dingo Bells and João Augusto, Jojo, from Wannabe Jalva and Pássaro vadio, in addition to the masterization from the american Darwin Merwan Smith, frontman of the band Darwin Deez. - New Yeah Música


"Akeem Music busca a beleza do extraordinário em um mundo ordinário no clipe de ‘Extraordinary In The Ordinary’, assista"

Pedro Antunes

17 Janeiro 2018 | 09h01

Por mais ciente que se esteja, nada pode preparar para o momento que a água deixa o balde e bate na cuca.

É a ironia de se estar preparado para tudo e, ao mesmo tempo, incapaz de prever coisa alguma.

Veja, na foto acima, a expressão do músico porto-alegrense Akeem Delanhesi, músico a frente do projeto indie-cool-gostosinho Akeem Music, cujo disco de estreia The Real Meaning of Revolution, Only Astronomers Know, do ano passado, foi produzido pelo maluco beleza norte-americano Darwin Deez.


Akeem, pleno, sabia que a água estava a caminho. Vestia sua capa de chuva saída diretamente dos desenhos do Pica-Pau nas cataratas do Niágara – ou roubada do guarda-roupas de Axl Rose, do Guns N’ Roses.

Como estar de fato preparado para isso?

Por mais que se preveja, planeje, projete, espere, é impossível compreender e controlar a reação quando a coisa toda ocorre, em si.

Assim foi na sessão de fotos – divertidíssima, por sinal – e, metaforicamente, é a vida.

Vive-se o ordinário, anestesiado pela regularidade das ocorrências, pela previsibilidade do banal.
E, por vezes, pam!
É impossível estar preparado para o extraordinário.

É o que torna o comum em algo único, afinal.

+++ Siga o autor no Instagram e conheça o ‘Tem um Gato na Minha Vitrola’, um programa de música feito diretamente nos stories da rede social.

Akeem Music fez o exercício de transportar esse sentimento em música com Extraordinary in the Ordinary, canção cujo clipe estreia aqui no blog (e pode ser assistido ao final do texto).

A própria existência da canção é extraordinária dentro do contexto de um disco que brinca com recursos eletrônicos e com as guitarras.

E, subitamente, na quarta faixa, o fim do lado A, Akeem dá voz ao extraordinário ao violão, acompanhado de Dé Silveira, do grupo Cartolas.

Chegam versos em português num disco cantado em inglês. Cantam sobre a esperança do extraordinário em meio ao ordinário. Sobre alguém especial, a esperar por ele, em algum lugar.

Porque, quando o extraordinário acontece, é como um banho de água arremessada de um balde. Não é ruim – em um dia de calor, pelo menos. O impacto é sempre imprevisível. Como uma nova paixão, que nos tira o chão, as certezas e convicções.

Prever é impossível.
Ainda bem.

O Akeem Music registrou o vídeo de Extraordinary in the Ordinary no Teatro Bruno Kieffer, na Casa de Cultura Mário Quintanna, em Porto Alegre, e adotou uma estética distinta se comparado aos outros vídeos do artista.

“Queria um clipe com um ar um pouco mais sério, teatro, terno, etc. A ideia do disco e principalmente dessa música é passar o quanto de extraordinário se encontra em coisas ordinárias da vida”, diz Akeem.

“Para contrabalancear essa seriedade, eu tive a ideia de colocar uns ninjas atuando comigo para não perder muito a nossa essência de ser um pouco divertido. Gosto muito de mesclar o surrealismo e coisas que não tem muita explicação”, conclui.

Para celebrar o lançamento do clipe de Extraordinary in the Ordinary, Akeem Music se apresenta no Bar Ocidente (localizado na Av. Osvaldo Aranha, 960, na esquina com a Rua General João Telles), nesta quinta-feira, 18, a partir das 22h, em conjunto com o Cartolas. - Estadão journal


Discography

Rebites - EP (2019)

  1. Could You Please? (Remixed)
  2. Far Away (Keep On Remixed)
  3. Dê Seu Nó (Cyber Love Pt.2 Remixed)
  4. Scroll Down (Cyber Love Remixed)
  5. Jorge Bem, Presinden (Bonus Track)
The Real Meaning Of Revolution, Only Astronomers Know - ALBUM (2017)
  1. The Real Meaning Of Revolution, Only Astronomers Know
  2. Anymore!
  3. Keep On
  4. Extraordinary In The Ordinary
  5. Cyber Love
  6. Cyber Love Pt. II
  7. Could You Please?
  8. Broke Me Down
Cyber Love - Single (2016)
  1. Cyber Love
  2. Lullaby of Samba And Goodbyes
Could You Please? - Single (2017)
  1. Could You Please?




Photos

Bio

On a Saturday night you could be in a club in Cidade Baixa, Porto Alegre’s bohemian neighborhood, or in a Canadian pub and chances are you'll probably run into AKEEM. This national indie figure known in Rio Grande do Sul's nightlife and also in the international one carries in his veins the creativity of a multi-instrumentalist and multi-talented artist who, along with his extensive background alongside remarkable bands from Rio Grande do Sul, appears for the first time with solo compositions and a project that carries not only his name but also his identity in each chord.

AKEEM is the new project of Akeem Delanhesi, a musician from Porto Alegre with several passages in bands from the local scene and who has toured with musical groups such as Cartolas and Tabascos, the latter, took him to Canada in order to participate in the important Canadian Music Week festival, alongside bands ranging from Tegan and Sara to Eagles of Death Metal. With his experience as a musician, songwriter and producer, he put together a team of great instrumentalists to record the first songs from his newest solo career, "Cyber Love" and "Lullaby Of Samba And Goodbyes". Two singles that gather different references from Akeem's journey till this moment and which rely on the masterization of an idol not only of him, but of many indie followers, the american Darwin Merwan Smith, frontman of the Darwin Deez band.

AKEEM, in his first two singles, is able to show the competence he has not only as the experienced musician accompanying big bands, but also as a quality singer and composer. He manages to convey in each chord of his debut songs a little bit of what he's seen, heard and played till this moment, merging indie, synthpop and folk in a recipe full of identity and feelings, either in partnerships that set the tone to his sound, or in the joy of the arrangements he composes.

- New Yeah Música



Band Members